Ambiente mais sustentável para futuras gerações

A quantidade gerada de lodo de esgoto cresce de acordo com o crescimento populacional.Imagine o quanto de lodo cada família mundialmente produz diariamente? Estima-se que cada ser humano produza cerca de 120g de sólidos secos diários lançados nas redes de esgoto.

A produção em maior escala no lodo, ocorre no período chuvoso, que vai de novembro a março. Neste intervalo de tempo, a qualidade geral das águas caem, apresentando a condição de turbidez, isso é, a coloração fica mais escura. 

Esse método para a verificação da turbidez é adotado nas atividades de controle de poluição da água e de verificação do parâmetro físico nas águas consideradas potáveis. Após essa análise, é necessário que haja consequentemente a aplicação de maiores quantidades de produtos químicos para o tratamento. 

Por esse motivo, o reaproveitamento do lodo se torna uma ótima opção, onde pode ser utilizado para fabricação de cimento, disposição do solo, fabricação de tijolos, compostagem, etc.

Soluções ambientalmente vantajosas 

Somos uma companhia que desenvolveu uma solução revolucionária para tratar o lodo gerado em Estações de Tratamento de Efluentes (ETE).

O lodo é um problema global, o qual percebemos que era de suma importância que fossem desenvolvidas soluções práticas, para que o aterro sanitário ficasse como uma das últimas opções para as empresas de saneamento. 

Porque no lodo, existem nutrientes valiosos, que ao serem desperdiçados em um aterro sanitário, geram grandes impactos ambientais. 

Entre os impactos ambientais relacionados ao manejo e disposição inadequada desses resíduos estão a poluição química e biológica do solo e água, a poluição do ar, com conseqüências na biodiversidade e na estrutura e funcionamento dos ecossistemas, os quais afetam direta ou indiretamente a saúde e o bem estar das populações humanas. Nesse contexto, o tratamento de esgotos e a adequada disposição do lodo são requisitos fundamentais para o saneamento ambiental das áreas urbanas e do seu entorno. Esse processo, no seu todo envolve atividades como o tratamento e abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, reúso da água e disposição segura do lodo resultante do tratamento. 
(EMBRAPA. 2006,  p.12)

Para redução dos impactos ambientais, através de uma tecnologia desenvolvida em Israel. Realizamos uma solução revolucionária para tratar o lodo. Se trata de um processo físico-químico, onde todos os patógenos, odor e outros aspectos negativos tais como atratividade de vetores são eliminados do lodo, gerando um fertilizante seguro, com nutrientes muito valiosos, efetivo e competitivo para ser utilizado na agricultura. 

Redução dos riscos de contaminação

Patógeno é um organismo capaz de produzir doenças infecciosas em seus hospedeiros por sua grande quantidade de bactérias, vírus e protozoários. Ele pode ser encontrado em estercos, no solo, no lodo, em mudas, entre outros. 

No momento em que os produtos agrícolas são adubados por materiais ricos em patógenos e são destinados ao consumo humano, podem ser fontes de contaminação gerada através da compostagem inadequada. 
Em nosso processo de tratamento de efluentes, todos os patógenos, também são retirados. 

Por isso, reduza os custos com gerenciamento do lodo e contribua para um ambiente mais sustentável para as futuras gerações! Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar.